Blogícias

Uma delícia de blog

Ricardo coração de leão

Ricardo Coração de Leão (Wikimedia Commons)

Ricardo Coração de Leão (Wikimedia Commons)

Há exatos 810 anos, no dia 6 de abril de 1199, falecia aos 41 anos de idade um dos mais famosos personagens medievais: Ricardo Coração de Leão (Richard the Lionheart ou Cœur de Lion), rei da Inglaterra. Seu ferimento, ocasionado em 25 de março por um besteiro (o atirador da arma besta, não um falador de besteiras…), gangrenou. Em seus últimos momentos de vida, perdoou a atitude do jovem que lhe atirou a flecha. No entanto, este desejo não foi atendido por seu capitão Mercadier, que executou o jovem logo após a morte do rei.

Ricardo foi um dos líderes da Terceira Cruzada (1189-1192), que tinha como objetivo abrir caminho aos peregrinos cristãos para a cidade santa de Jerusalém. Lutou com o também famoso sultão do Egito Saladino, defensor do território mouro do oriente. Nessa região do mundo, era conhecido com Mekel-Ric, e seu nome utilizado para assustar crianças, como uma espécie de “bicho papão”.

Este detalhe de ser um rei guerreiro lhe trouxe fama por toda a Europa, e também complementou uma de suas curiosidades: apesar de ser um rei inglês, pouco sabia falar da língua, pois fora criado por sua mãe da Aquitânia (região da França), e também por pouco tempo permaneceu na Inglaterra, apenas alguns meses de seu reinado.

Durante seu período de ausência, seu irmão João sem terra tentou usurpar o poder, sem sucesso. Em sua viagem de regresso por mar, o navio afunda, forçando-o a cruzar o continente europeu. Foi catpturado em Viena por ordem de Leopoldo V, Duque da Áustria. O resgate pago equivalia a aproximadamente a receita inglesa por um período de três anos. Perdoou a atitude do irmão após sua volta a Londres, declarando-o herdeiro do trono.

Sua imagem foi imortalizada por livros de Sir Walter Scott. Também é um personagem lembrado nas histórias de Robin Hood, o lendário líder de um bando de ladrões que roubam dos ricos para dar aos pobres, sempre escondidos nas florestas de Sherwood. Ele é o leão no desenho animado da Disney de 1973 e é representado por Sean Connery no filme de 1991.

Veja também o post “Um dia a caminho da Magna Carta” para saber um pouco sobre o Rei João I (João Sem Terra), sucessor do trono.

Deixe um comentário

Informação

Publicado às 06/04/2009 por em Efemérides, História, Política e marcado .

Coloque seu e-mail para receber novidades e notificações do Blog.

Junte-se a 3 outros assinantes

Agenda de postagens

abril 2009
D S T Q Q S S
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930