Blogícias

Uma delícia de blog

Blog action day – pobreza

Como havia escrito antes, hoje, 15 de outubro, é o dia do Blog Action Day (ou Dia de Ação dos Blogues)!

E neste ano, o tema a ser tratado é a probeza. Para começar, sugiro lançar uma pergunta básica: o que podemos entender por pobreza? Podemos entender a matéria como a falta de recursos, a falta de dinheiro. Mas além da falta de dinheiro, há outros aspectos envolvidos. E uma boa definição encontrei no site do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (OHCHR), segundo a qual:

Pobreza: a condição humana caracterizada pela sustentada ou crônica falta de recursos, capacidades, escolhas, segurança e poder necessários para o aproveitamento de um padrão de vida adequado e outros direitos civis, culturais, econômicos, políticos e sociais.

E com base nessa premissa, ao invés de buscar respostas, pensei em levantar alguns pontos de reflexão para o leitor.

Moradia na amazônia

Moradia na amazônia

A imagem acima mostra uma cena típica da população ribeirinha da bacia amazônica no Brasil. Apesar da foto ter quase 20 anos, creio que para essa população muito permaneceu inalterado.

Assim, ressalto que a ausência da pobreza não significa ter um padrão de vida consumista, comprando o último modelo de TV ou celular, mas que por mais simples que seja o estilo de vida, algumas premissas básicas precisam ser atendidas. Entre elas, estão o acesso ao tratamento de saúde, educação universal, garantias mínimas de uma alimentação saudável.

E para combater a pobreza e seus efeitos, não precisamos ir tão longe, ou pensar apenas em políticas públicas amplas. Distribuir comida aos moradores de rua, levando compreesão e afeto, mostrando que pessoas se importam com ele, é uma maneira. Combater o preconceito aos mais necessitados, preconceito este infelizmente presente em nossa sociedade, é outra maneira. Lembrar que muitas vezes eles não são “pobres porque querem”, mas sim porque não têm perspectivas de mudança de vida, de algo que possa fazer com que suas vidas melhorem. Ou até mesmo (em alguns casos extremos) ignoram oprtunidades ou toma atitudes de revolta que os impedem de melhorar seu ambiente de vida. Um pequeno gesto de caridade e amor de uma pessoa desconhecida pode fazer com que tudo mude. Quais atitudes poderiam ser tomadas?

Neste ponto, gostaria de lembrar de uma frase proferida pelo ex-Secretário Geral das Nações Unidas, Kofi Annan:

Sempre que tiramos uma alma da vida na pobreza, nós defendemos os direitos humanos. E sempre que falhamos nesta missão, nós falhamos com os direitos humanos.

Combater a pobreza não é apenas cobater a pobreza, mas também trazer de volta a dignidade ao ser humano. Preste atenção à sua volta, pois talvez a batalha para a erradicação da pobreza esteja mais próxima do que imaginamos, podendo ser vencida com pequenos gestos de solidariedade.

Deixe um comentário

Informação

Publicado às 15/10/2008 por em Blog, Fotografia, Internet, Natureza e marcado , , .

Coloque seu e-mail para receber novidades e notificações do Blog.

Junte-se a 3 outros assinantes

Agenda de postagens

outubro 2008
D S T Q Q S S
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031